quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Breve história dos gemus de arcades e suas conversões para os consoles caseiros...








... abaixo esta uma postagem que deveria deixar, desde a segunda feira (09/01) desta semana para voc^~es, mas não consegui termina-la a tempo no final de semana, na segunda também não consegui, na terça era o ultimo dia da exposição "Game On" (nem que me pagassem, eu perderia este evento... portanto ontem não sairia de jeito nenhum!!!!!^^) e hoje na quarta ela esta aí para voc^~es verem, portanto acompanhem agora a postagem que fiz:










             Para aqueles que eram da época dos gemus de arcades, digo isso para o pessoal da década de 80 como eu, pois o pessoal mais antigo ainda que nós, aproveitava o seu tempo livre em gemus do tipo que eram jogados em consoles como o "Atari", e em maquinas de pinball (até por que muitos gemus de arcades antigos, são realmente os que muitos jogavam no "Atari" e em outros consoles de época, diferentes na sua conversão para os consoles.














              Muitos gemus naquela época, eram lançados para os arcades (para os que não sabem os arcades são os video gemus profissionais onde apenas os melhores conseguem terminar os gemus com apenas uma ficha, no caso dos consoles caseiros é só pegar um continue e pode-se continuar o gemu normalmente, enquanto no caso dos arcades é necessário se comprar uma nova ficha para se continuar e ir com ela até o final do gemu). Naquela época as pessoas (até nos dias de hoje é desta maneira) que conseguiam estas façanhas, sempre tinham um nº grande de pessoas a sua volta próximos do arcade onde este estava jogando e que acompanhavam tudo até o final do gemu. Pessoas deste tipo eram (e até hoje são) chamadas (e até reverenciadas) de "Viciados" ou abreviando apenas "Vícios". Para aqueles que não sabem um jogador de verdade, é aquele (no caso dos arcades) que conseguem terminar um gemu com apenas 1 ficha, e além disso (no caso dos mais vícios) ter a pontuação maior (bater o recorde), terminar em menos tempo possível (no caso de a pontuação final exigir isso), coletar todos os itens secretos do gemu (alguns arcades tinham como itens, pontuações extras caso se executassem certas ações nos lugares corretos, por acaso alguem se lembra de como achar a bandeirinha do gemu, New Rally-X, no gemu Xevious), ou terminar estes gemus sem perder nenhuma vida de seu personagem (óbvio que é desde o começo do gemu até o final dele, no caso de gemus de tiro, nave, ação, aventura, etc...) ou então terminar um gemu sem perder rounds ou energia de seu personagem (no caso dos gemus de luta) e etc...


... os "vícios" de antigamente e...


... os "vícios" dos dias atuais (nada muda em um fliperama, apenas seus gemus!!!!!^^)










... o velhos pinball's daquela "epoca de ouro" dos fliperamas...




Space Computer... o primeiro arcade do mundo.




 ... o pessoal que esteve na exposição "Game On" pode jogar a versão P&B e Colorida do gemu "Space Invaders" por lá (que estava em um antigo arcade japones como este da foto acima)


Asteroids




New Rally-X




Xevious


                      Os arcades onde estavam os gemus chamados de "Top de Linha", pois como já disse antes, estes eram video gemus profissionais apenas para os melhores jogadores, sendo que a mais alta tecnologia em relação a gemus (diversão eletrônica) esta dentro de um arcade. Os arcades se encontravam geralmente em casas de gemus chamadas de "Fliperamas" (ou simplesmente Fliper's), onde a maioria de nós passavamos horas e horas jogando até conseguir chegar ao final do gemu com apenas 1 ficha (tinha dias que eu chegava as 9hs e só saia de lá para almoçar {turno de 1 hora de almoço}e daí voltar e ficar por lá até as 18hs, depois que fiz 18 anos era até o fliper fechar) chega, é claro e logo após a nossa diversão diária saciada, voltavamos satisfeitos para casa e tentavamos nos distrair com nossos consoles (na época do tipo Odissey, Atari, etc...) que não tinham a mesma qualidade grafica, sonora ou a jogabilidade dos arcades (pois estes eram muito inferiores).







... os velhos fliper's que sempre mudam de cara dependendo do local onde se encontram (mais no fundo. lá no fundo mesmo são todos a mesma coisa).














... acima eu postei algumas fotos (a partir da 4ª foto) de como são os "Fliperamas" no Japão (algumas fotos são antigas), apenas para voc^~es terem uma idéia de como são as coisas por lá.





                         É verdade que nesta época existiam videogemus como o PC Engine (TurboGrafix 16), PC Engine CdRom, e computadores como X68000, Commodore 64, MSX 2.0, Turbo e Turbo R, Aplle 2 Plus, etc... e assim junto com estes um monte de gemus que nos deixavam boquiabertos, mas a grande maioria de nós não tinha dinheiro para ter um destes em casa (para muitos de nós, estes consoles e computadores eram como artigos de luxo, inacessíveis por causa de seu preço) e outros só eram encontrados do outro lado do mundo (só no Japão) impossibilitando muitos de tê-los em sua casa, e quando tinhamos acesso a alguns destes consoles, não tinhamos acesso a seus gemus e nem locadoras que tivessem estes gemus em seu arcevo (AHHHH!!!!! a antiga época das locadoras de gemus) para nós ansiosos por esta diversão eletrônica.



Pc Engine
... foi bom pode jogar um destes na "Game On"...
Pc Engine Duo


Pc Engine Duo RX (dale Kamen Rider!!!!)


Apple II... tinha um destes na "Game On".


Commodore 64... este aqui também tinha lá (sorte de quem viu e jogou estes maravilhas da diversão eletrônica ^^).




MSX 1.0, agora eu tenho um destes em casa... quem dera naquela época de criança T_T.



MSX 2.0





MSX 2/2+ Turbo-R... a maquina das maquinas que todo otaku de "MSX" queria ter em casa...^^





SharpX68000... sem comentários para seus gemus ^^


                         Com a chegada do NES (Famicon no Japão) e Master System (Sega Mark 3 no Japão) no Brasil, muitos jogos de arcades começaram a serem convertidos para estes 2 consoles e em alguns casos as conversões, até que se assemelhavam (respeitando é claro a potência destes dois consoles da geração 8-Bits) e em outros casos, as conversões destes gemus acabavam tendo alterações, que para um gemu destes consoles era um ótima opção de divertimento, mas ainda assim não era realmente igual ao arcade (no caso, eram alterados BGM's, fases e até jogabilidade (apenas gemus da primeira geração conseguiam a prefeição em um 8-Bits, para o delírio da desta saudosa geração de gemus otakus), tudo para que o cartucho e o console suportassem o gemu convertidos para ele).


Famicon (NES do Japão)


Sega Mark 3 (Master System do Japão)


                         Já com a geração 16-Bits, muitos dos gemus lançados para os arcades, já eram mais fiéis, com poucas diferenças. Um exemplo era o clássico "Altered Beast", para o console Mega Drive (que acompanhava a maioria dos consoles da Sega no Brasil). Outro exemplo clássico deste tipo de conversão é o gemu Street Fighter 2 para o console SNES (ou Super Famicon no Japão) em que a conversão se tornou quase perfeita, e este tipo de coisa começa a se repetir por diversas vezes entre as gerações de video gemus que começam a vir uma após a outra em nossas casas (no caso dos arcades, estes só seguem o seu caminho natural pois como já disse antes são o que há de mais avançado em termos de gemus eletrônicos).





Mega Drive/Genêsis


Super Famicon (SNES do Japão)


                         Apenas um tipo de console no meio de todos estes conseguem manter as mesmas características de seus gemus, quando tem suas versões adaptadas para eles, que são os consoles "NEO GEO" da empresa SNK. Esta empresa que já era fabricante de arcades, decidiu criar um console em que pudesse rodar os seus gemus criados para os arcades em um console caseiro (e conseguiram!!!!!!^^).



... colocaram por lá (na "Game On") um arcade com 5 gemus de velhos conhecidos nossos da época dos fliperamas por lá







                          O AES NEO GEO (ou Arcade Entertainment System), foi o primeiro para não dizer o único) console em que suas versões do arcade para os console caseiro, não perdiam em nada em suas conversões, pois estas eram fiéis aos jogados nos fliperamas e em nada ficavam devendo para suas versões dos arcades (para os jogadores da época este é o console mais saudosista de todos os que eram jogadores de arcades como nós (eu no caso tenho o segundo modelo de sua versão CD em casa e com controles arcades feitos para se jogar nesta maravilha). A empresa SNK conseguiu criar um meio de se ter a mesma qualidade em gráficos, som e jogabilidade, ainda na época da geração cartucho, que por causa de seus dois processadores (1 de 16-Bits e outro de 8-Bits) que juntos somavam 24-Bits, acabou sendo assim chamado de 4ª geração e onde o cartucho de seu console tinha o gemu igual (eu disse igualzinho mesmo) ao jogado na versão arcade.


... este é o Aes Neo Geo (cartucho)


... diferença entre os cartuchos daquela geração de consoles, o cartucho maior é do AES Neo Geo, os outros dois eu sei que voc^~es já conhecem.







                           O único problema de toda esta maravilha era apenas um só: o seu preço final, que acabava fazendo com que apenas poucos felizardos, tivessem acesso ao console e a seus gemus. Depois de muito tempo esta diferença de preços foi suavizada graças a criação de sua versão Cd, que em sua primeira versão tinha entrada de cd igual a maioria dos cdplayers criados no mercado ou seja na parte da frente (este modelo teve mais duas versões criadas logo depois deste primeiro modelo), mas desta vez (e como dizem por aí desgraça pouca é bobagem...) o problema não era mais o preço final (para os que não sabem o preço de dois cartuchos de  AES NEO GEO equivalem ao preço de um console novo, e para que voc^~es não achem que estou mentindo procurem saber o preço do gemu Garou Densetsu - Mark of the Wolf [cartucho], por aí e vejam quanto custa o console de AES Neo Geo) e sim o tempo de leitura do cd (ou seja o loading), que era maior do que a maioria dos consoles de cd's existentes no mercado (para os que não sabem este tipo de coisa não existia em cartuchos)



... acima a familia Neo Geo!!! (uma parte dela...^^)


... este é o "meu mimo"^^ que tenho em casa, e que hoje em dia quase não tenho tempo para joga-lo mais (os antigos jogadores, devem estar falando mal de mim agora depois deste comentário, por ter uma maravilha destas em casa e não ter tempo para joga-la).



... na foto acima o lendário video gemu que todos os "prós" dos arcades, queriam ter em casa, pois era o único Neo Geo CD (e a sua ultima versão) em que o loading tinha a velocidade relativamente igual a outras plataformas de video gemus da época como Playstation, Saturn, etc...





                            E assim com o passar do tempo, as gerações de consoles foram evoluindo e os gemus que eram feitos para os arcades conseguiram enfim suas conversões perfeitas para os consoles caseiros, até que estes mesmos consoles caseiros, devido a eterna guerra que sempre exixtiu no meio da diversão eletrônica (quem não se lembra da velha guerra Nintendo X Sega), o que parecia impossível de se acontecer, torna-se realidade:  Os arcades tornan-se peças obsoletas em relação a lançamentos de gemus para os mesmos e assim uma migração acabou acontecendo dentro do meio pessoal da diversão eletrônica(pois muitos deixaram o hábito de se jogar arcades, para ficarem em casa jogando seus consoles [agora mais evoluidos] ou agora em LAN's [que a cada ano ganhva mais adeptos, que cresciam jogando gemus de computador dentro de seus lares e não como nós etrenos jogadores de arcades pelos fliperamas espalhados pela cidade] jogando gemus on-line) e consequentemente fazendo com que o nº de gemus criados para os arcades caissem absurdamente em contrapartida, os gemus de consoles caseiros e os gemus on-line cresciam rapidamente em gráficos, som e jogabilidade, fazendo com que esta geração de jogadores de arcades tivessem sua sede de novidades saciadas agora entre os gemus caseiros e os on-line (o resto é a nova geração que foi crescendo a cada ano, e não pegou a "fase de ouro" dos fliperamas como nós), notando-se assim uma inversão de papeis onde antigamente os arcades eram o que havia de mais avançado em matéria de gemus.


... na época da velha "Guerra dos Consoles" (que existe até os dias de hoje) entre Sega e Nintendo, os dois mascotes das 2 empresas diputavam o "Status" de gemus mais jogados, mas hoje convivem pacificamente em um gemu criado para osconsoles da empresa Nintendo... pelo pessoal da Sega. 















... algumas pessoas da Sega (da dir. p/ esq. Kohji Shindo; Nobuya Ohashi; Eigo Kasahara), que estavam responsaveis pela criação do gemu Mario & Sonic at the London 2012 - Olympic Games, onde nunca se imaginou um gemu da empresa "Sega" rodando em um console da Nintendo. Na minha época muitos diziam que algo assim só no fim do mundo (alguem aí já reparou que estamos em 2012??????... Meu Deus os Incas estavam certos!!!!!!, eu não quero morrrrrreeeeeeerrrrrrrr, ainda tenho muito gemu pra jogar na vida T_T)



















... Resident Evil 5 é um gemu que impressiona (este é um bom exemplo de até onde os consoles caseiros chegaram), tanto nas apresentações como no gemu em si (quando antigamente apenas as apresentações dos gemus tinham um nível de realidade alta com a introdução das "CG's" neles).






... DD Tank é um dos milhares de gemus On-lines, já criados para se jogar na NET.





                            Pois bem hoje voc^~e conhecem um pouco desta história que aconteceu tanto no Brasil como no mundo interio em relação aos gemus (pois para os o que não sabem existem gemus lançados tanto para consoles como para computadores e outros mais, que só são conhecidos apenas no Japão), apenas os verdadeiros gemus otakus conhecem estas "pérolas" do entreterimento eletrônico ou como somos chamados aqui no país por "Gamemaníacos" é que sabemos da existência destes gemus e de outras histórias dentro do Brasil e pelo mundo afora.
                           













... e para terminar esta postagem eu vou deixar, mais um "Vídeo do Dia" do Blog do Will o ser Otaku, que deixará com voc^~es um pouco de tudo aquilo que disse acima para voc^~es (por isto não é tudo) e dos gemus do nosso velho clássico "Neo Geo". Confiram:



Flipper Hits - Cavaleiro Negro


Flipper Hits - Vortex


Oba Oba - Classic Pinball


VORTEX.mp4



Computer Space Arcade Game (1971, Nutting Associates)


1979 Atari Asteroids Arcade Game


Asteroids (Atari 2600)


Arcade: Space Invaders (1978)


Atari 2600 Space Invaders


Nes - Space Invaders (1985)


Moon Patrol (Arcade)


Atari 2600 - Moon Patrol (Atari)




New Rally X (1981 Namco)




Xevious arcade gameplay


Teenage Mutant Ninja Turtles arcade gameplay (Arcade)


Teenage Mutant Ninja Turtles 2 - The arcade game (NES)


Altered Beast Arcade Gameplay (Arcade)



Altered Beast (GEN/MD) Gameplay


Street Fighter II Arcade Gameplay (Arcade)


Ken vs Sagat - Street Fighter II  (SNES)




Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games Full CG Trailer [HD]




Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games - Nintendo 3DS Conference 2011 - 3DS


Resident Evil 5 - Official Trailer 3 [HD]


















































... "uma empresa de gemus únicos, que tem sempre uma novidade em cada um deles". A empresa SNK sempre (até nas continuações de seus gemus) que criava um gemu novo, se criava dentro deste uma nova maneira de se jogar (particularidade muito vista nos gemus desta empresa japonesa, mas este é um assunto para mais a frente):





SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #1


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #2


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #3


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #4


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #5


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #6


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #7


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #8


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #9


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #10


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #11


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #12


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #13


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #14


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #15


SNK NEO-GEO ネオジオ AES/CD GAMES #16































... esta foto acima me traz boas recordações, pois foi com um pai que queria dar uma distração para o seu filho em um bar para converssar com o amigos, que ao dar uma ficha e uma cadeira igual a deste garoto da foto acima, acabou fazendo existir este gemu otaku que escreve este Blog para voç^~es nos dias de hoje (bons tempos aqueles...)



Sayonara e até mais mina-sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário