sexta-feira, 6 de maio de 2011

Anime Con: O início dos grandes eventos de animê/mangá

         
        Há muitos anos atrás, eu e o pessoal que junto comigo criaram as plaquinhas que todos vocês usam nos eventos de animê/mangá de hoje em dia, costumavamos ir aos domingos em um biblioteca na Vila Mariana que além de abrigar a Gibiteca Henfil (que hoje se encontra no Centro Cultural São Paulo, ou mais conhecido de todos nós como Centro Cultural Vergueiro)  existia ali uma infinidade de mangás em seu acervo (no caso os semanários japoneses) como por ex de Dragon Ball, Saint Seya, Ranma 1/2, etc... onde se podia fazer emprestimos (como os livros normais de uma biblioteca), também aos domingos existia ali em uma sala a parte exibições de animações japonesas (animês) de um grupo chamado "ORCADE", onde um dos integrantes deste grupo foi o fundador deste que foi um dos maiores eventos de animê/mangá da história do país que é o Anime Con.

Semanário Japonês de Naruto


        Na época o seu fundador "Sergio Peixoto", fazia exibições de animês aos domingos para quem frequentasse a biblioteca. Como na época, não haviam legendas (ou fansubers que os legendassem), sobrava para nós otakus daquela época assistirmos a estes animês em japonês original e ter a animação comentada pelo pai do evento Anime Con.

Sergio Peixoto

        Muito tempo se passou e depois um tempo, um novo evento de animê/mangá é anunciado no ano de 1999 para nós otakus da época (pois naqueles tempos existia apenas o evento Mangacon da ABRADEMI). Estava assim criado o Anime Con.

 O Anime Con foi criado pelo mesmo "Sergio Peixoto", que hoje era (na época) editor da revista animax e dono do estudio PPA. O evento foi realizado em outubro na Fundação Casper Líbero e reuniu de  5 mil a 6 mil pessoas (para os eventos de hoje em dia estes números são simples, mas na época eram assustadores) 

Anime Con 1999


Anime Con 1999


Anime Con 1999 


Anime Con 1999


Anime Con 1999
      

Anime Con 1999

        No ano seguinte, o segundo Animecon aconteceu no mesmo lugar. Desta vez o evento contou com o Patrocínio da Rede Bandeirantes de Televisão, que rendia bons índices de audiência com seu programa BAND KIDS: apresentado pela carismática Renata Sayuri (que encarnava a super heroína KIRA) o programa tinha em sua grade Dragon Ball Z, El Hazard, Tenchi Muiyo e Buck. Além do patrocínio, a apresentadora fez sua participação no evento: na abertura e na sala da Band, atendendo aos fãs com fotos e autógrafos.



Anime Con 2000


Anime Con 2000


Anime Con 2000



Renata Saiyuri


Kira


Kira

        Com um público praticamente duas vezes maior que o primeiro evento, eis que foi necessário um novo lugar para sua realização. O local escolhido para a ANIMECON 2001 foi a faculdade Anhembi-Morumbi, a 15 min do metrô Bresser. Contando com um lugar bem mais amplo, com várias salas e espaço para estandes, foi dado ao evento o status de “Internacional”, devido as caravanas que outros países da América do Sul que iam para visitar o evento (este foi o evento onde um grupo de otakus se reuniu para criar as plaquinhas).

Anime Con 2001


Anime Con 2001


Anime Con 2001


Anime Con 2001


Anime Con 2001


Anime Con 2001


Anime Con 2001

        Em 2002, novas mudanças. A essa altura, eventos de anime eram uma constante durante o ano e em diversos lugares do país, mas o Animecon era o ápice: desta vez, realizada na Escola Católica Marista Arquidiocesana, o evento atingiu status nunca antes sonhados: diversos estandes de diversas editoras lotaram a escola, que com sua arquitetura de época e fácil localização (em frente ao Shopping Santa Cruz), o evento contou até, pela primeira vez, com a participação de uma banda de Anime Songs: a pioneira Keys of the Light, que agitou o público presente com canções-tema de animes e tokusatsus dos mais variados.


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002


Anime Con 2002



Anime Con 2002


Anime Con 2002

        A partir daí o evento seguiu seu caminho até agora em 2010, onde já passaram pessoas como a ex-BBB Sabrina Sato como apresentadora deste evento, e agora esperamos a data do novo Anime Con 2011 que por enquanto ainda não foi anunciada. 

Sabrina Sato


Sabrina Sato


Sabrina Sato


Sabrina Sato


Sabrina Sato


Anime Con 2003



Anime Con 2004


Anime Con 2005


Anime Con 2006


Anime Con 2007


Anime Con 2008


Anime Con 2009


Anime Con 2010


 Fonte: Gambiarra Blog - http://gambiarra.blogspot.com/.../as-convencoes-de-anime-no-brasil.html


                                                                                     Sayonara e até mais mina-sam.

3 comentários:

  1. heh, me lembro de tudo isso. Eu fui um dos 5 fundadores da animecon, junto com o peixoto, celso, marcelo e Karina.

    Faz um tempao mesmo! olha que ainda tenho boletos de ingressos do primeiro evento.

    Uma daz razoes que tivemos que ficar mudando de local era por causa dos proprios donos dos locais; ao ver o sucesso do evento, queriam cada vez mais grana para locacao, e ficava caro demais para realizar o evento por la.

    Uma vergonha que SP, sendo uma das maiores cidades do mundo, nao tem um cento de convencoes modernizados a altura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que eventos de anime/mangá tenham se tornado coisa de poser graças a yamafia u.u

      Excluir