sábado, 16 de abril de 2011

Sobre o evento "Gambarê Japão"...

        E vamos a postagem que eu havia prometido sobre o evento Gambarê Japão e acabei não postando nem aqui neste blog e nem no blog das plaquinhas (hora de corrigir os erros).
        Aqui vai um breve resumo sobre os instrumentos (que serão tocados no evento) e sua história dentro da cultura tradicional japonesa.
 

KOTO





O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara.
       A história do koto é longa. O instrumento já com as suas principais características atuais foi introduzido no século VI (época do imperador Kinmei) vindo da China (dinastia T’ang). Ele já possuía o corpo feito com a madeira tradicional do Japão o Kiri (Paulownia), sendo todo laqueado.
    O instrumento está presente na literatura japonesa desde a antiguidade. Nos Contos de Genji (Genji Monogatari de Murasaki Shikibu 978-1016) o Koto aparece em diversas passagens.
     Neste século ainda houve a popularização do instrumento como acompanhamento de dança e como conjunto formado juntamente com Shakuhachi e Sangen.








TAIKO




A palavra Taiko (セロ) significa "grande
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crônicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas servia para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.
A região de Aomori é famosa pelo festival Nebuta onde enormes okedo-daiko (daiko significa grande taiko) são tocados por muitas pessoas enquanto são transportados pelas ruas.
tambor" em Japonês. Fora do Japão a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns dos vários tambores japoneses (aセロ, 'wa-daiko', "Tambor Japonês", em Japonês)





SHAMISEN





O shamisen [] "três cordas de sabor" é um instrumento musical de três cordas, geralmente fabricado com couro de cobra, gato ou cachorro.
A partir da popularização do sanshin, um instrumento originário de Okinawa, no século XVI, surgiu o shamisen.
O shamisen é tocado com uma espátula chamada bachi.
O belo som produzido pelo shamisen é bastante utilizado no kabuki [] (teatro tradicional japonês) e bunraku [S]] (teatro japonês de bonecos).
Enquanto os shamisens tradicionais, utilizados para os estilos musicais jiuta, kouta e nagauta, são bastante fiéis às características padrões, o
Durante a segunda guerra mundial o sanshin quase deixou de existir. Mas o povo de Okinawa, começou a fabricar os kankara sanshin (sanshins feitos de lata). O instrumento nesta versão simboliza a pobreza do pós guerra e também o amor do povo à música.
tsugaru-jamisen surgiu para atender aos músicos adeptos de inovações. Criado no início do século XX por alguns músicos como Shirakawa Gunpachiro e Takahashi Chizukan, este estilo é muito mais técnico, baseado nas músicas folclóricas minyo e é repleto de improvisações.Takemoto Gidayu, muito conhecido pelas performances no bunraku, desenvolveu o estilo mais famoso de shamisen e o batizou com o seu nome.Tradicionalmente fabricada de marfim ou casco de tartaruga, hoje em dia a principal matéria prima utilizada é a madeira. O bachi é utilizado tanto para tocar as cordas como também para pequenas batidas no , trazendo para este instrumento uma segunda característica, a percussão. Devido a semelhança de forma e nome, e principalmente das boas relações entre Ryukyu (atual Okinawa) e a China, deduz-se que tudo se originou do sanxian.Fazendo uma comparação com o ocidente, este objeto se assemelha ao banjo, composto por caixa de ressonância, braço e cravelhas. Contudo, o sangen (outro nome dado ao instrumento) não possui casas nem trastes e seu corpo () possui um formato retangular ovalado o qual amplifica o som das cordas.





SHAKUHACHI




Shakuhachi, é um instrumento de sopro de estrutura aparentemente simples: um bocal, o corpo de bambu e cinco orifícios. Porém, suas medidas são rigorosas. O comprimento mais comum do instrumento é de 1,8 shaku (1 shaku = aproximadamente 30 centímetros).
      O bambu usado na sua construção é um bambu grosso e duro chamado Madake, cortado na base e com a distância entre os nós bem definida. Possui quatro orifícios na parte frontal e um na parte traseira coberto pelo polegar. Fundamentalmente, o Shakuhachi usa a escala pentatônica (Ré, Fá, Sol, Lá, Dó, Ré), mas é possível executar a escala cromática e até fazer portamento apenas mudando a embocadura.
      Assim como o Koto e o Sangen, o instrumento foi introduzido no Japão através da China.
Existem composições para o Shakuhachi datadas da era Nara (Século VIII). O Shakuhachi era tocado como parte das cerimônias e práticas do Zen Budismo, mais especificamente na facção Fuke japonesa. Era o instrumento preferido dos sacerdotes peregrinos. No início do período Edo (Século XVII) surge a escola Kinko, que sem perder os aspectos religiosos, passou a utilizar o instrumento puramente para a música. Há cerca de cem anos surgiu uma nova escola, a Tozan. Existem diferenças na técnica de execução dos instrumentos, e até mesmo na estrutura, como a colocação do quinto orifício numa posição mais abaixo.





        Agora eu postarei um vídeo, onde vocês podem ver como estes instrumentos compõem a trilha sonora da maioria dos animês feitos no Japão. E para usar de exemplo , decidi escolher o animê Naruto para que vocês acompanhassem o som por trás dos epísódios deste animê que é sucesso tanto no Japão como no Brasil.







                                          Sayonara e até o evento mina-sam

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